Dor lombar: a dor nas costas com diferentes causas

A dor lombar ou lombalgia é uma das condições médicas mais frequentes da prática clínica, podendo acometer 9 em cada 10 pessoas em algum momento da vida. É uma condição comum que afeta a parte inferior da coluna.

Embora a melhora espontânea mesmo sem nenhum tratamento médico seja comum, ocorrendo em até 90% dos casos dentro de 30 dias, a dor lombar ainda é a segunda causa mais frequente para motivar a procura de assistência médica.

Causas da dor lombar

As causas da dor lombar mais comuns podem incluir a má postura (tanto para sentar, deitar, se abaixar ou pegar algo pesado), falta de exercícios físicos regulares, fratura, disco rompido, artrite, entre outros.

Não ignore a dor

É importante diferenciar os casos de dor lombar que podem estar associados a alguma condição de saúde mais grave. Mesmo que apenas 15% dos pacientes tenham alguma condição subjacente, é necessário que o médico esteja atento aos sinais de alerta durante a anamnese e o exame físico, para que se prossiga com a realização de exames complementares que sejam explicativos.

Por outro lado, em pacientes com episódios isolados e recentes de dor lombar, sem a presença de sinais de alerta, a avaliação médica seriada é a conduta mais importante, não sendo necessária na maioria das vezes, a realização de exames complementares.

A dor lombar tem tratamento. Consulte seu médico!

Aqui no Sendor – Serviço Especializado em Neurocirurgia, Dor e Reumatologia – contamos com uma equipe médica especializada para atender pacientes com dor lombar. Agende sua consulta: (41) 3077-5060