Dor de cabeça: o que fazer?

A dor de cabeça (cefaleia) é um dos sintomas mais frequentes da espécie humana, podendo ser considerada tanto uma doença, ou seja uma cefaleia primária, quanto um fator associado a outros problemas de saúde, isto é, uma cefaleia secundária.

Cefaleias primárias e secundárias

As cefaleias primárias mais frequentes são a cefaleia tensional (dor difusa, de leve a moderada, como se uma faixa pressionasse o crânio), a enxaqueca (aquela espécie de latejamento em uma área específica) e a cefaleia em salvas (dor unilateral, geralmente em volta do olho, que pode causar lacrimejamento e congestão nasal); ao passo que as cefaleias secundárias podem ser ocasionadas por diversas condições clínicas, como tumores cerebrais, acidentes vasculares encefálicos (AVE), meningites, viroses, dentre inúmeras outras.

Estima-se que 93% dos homens e até 99% das mulheres terão ao menos um episódio de cefaleia ao longo da vida, o que torna o conhecimento desta condição de extrema importância para a boa prática médica.

Causas da cefaleia

As causas para a cefaleia são variadas: pode ser estresse, depressão, ansiedade, problema nos olhos, falta de uma boa noite de sono, uso de objetos apertados na cabeça, entre outros. Por isso, é importante não se automedicar e consultar sempre um médico, que poderá fazer o diagnóstico correto do problema.

Tipos de cefaleia

Segundo a Classificação Internacional de Cefaleias, existem mais de 150 tipos de cefaleia, de modo que a caracterização adequada da dor e o exame físico nos trarão informações preciosas para o diagnóstico adequado e o subsequente tratamento.

Os exames de imagem são úteis apenas para descartar causas secundárias de cefaleia, pois não há alterações características em cefaleias primárias.

Vamos tratar essa dor?

Se nos últimos 3 meses você teve 3 ou mais episódios de dor de cabeça por mês, procure o seu médico. Aqui no Sendor – Serviço Especializado em Neurocirurgia, Dor e Reumatologia – contamos com uma equipe médica especializada para atender pacientes com cefaleia.

Agende sua consulta: (41) 3077-5060.