Rua Carneiro Lobo, 468
12º andar
Edifício Champs Elysees
Batel | Curitiba – PR
Horário de atendimento:
De segunda a sexta
das 8h às 18h

 

Como é a cirurgia do tumor cerebral

O tratamento cirúrgico dos tumores cerebrais está indicado em diversas situações: realização do diagnóstico patológico por meio de biópsia; descompressão das estruturas cerebrais comprimidas pelo tumor; tratamento da hipertensão intracraniana.

A cirurgia de retirada do tumor é realizada por craniotomia, que é a remoção do osso para acesso à lesão, seguida de ressecção (remoção) tumoral e fixação do osso com miniplacas ao local original. Após a extração, é realizado o estudo histopatológico (biópsia) pelo médico patologista, para confirmação do tipo de lesão e definição do grau de agressividade (benigno ou maligno).

Tipos de cirurgia

Em lesões de difícil acesso, que se localizam abaixo do tecido cerebral sadio e em áreas importantes para funções cerebrais primordiais, podem ser utilizados recursos de localização durante a cirurgia, como a neuronavegação ou ultrassonografia cerebral, de modo a reduzir a possibilidade de sequela neurológica pós-operatória.

Em lesões que se localizam próximas à região cerebral responsável pela fala, pode ser realizada a cirurgia de retirada do tumor com o paciente acordado e conversando com o cirurgião, para que haja maior possibilidade de preservação desta importante função neurológica.

Sequelas em cirurgia de tumor cerebral

Atualmente as chances de sequelas neurológicas decorrentes do tratamento dos tumores intracranianos em áreas cerebrais chamadas eloquentes (movimentos, fala, expressão facial, deglutição, dentre outros) são cada vez menores, mas nos casos em que elas ocorrem os profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia realizam a reabilitação neurológica, que em alguns casos podem durar até seis a doze meses, com excelentes resultados.

Consulte seu médico. Aqui no Sendor – Serviço Especializado em Neurocirurgia, Dor e Reumatologia – contamos com uma equipe médica especializada para atender pacientes com tumor cerebral.

Agende sua consulta: (41) 3077-5060.