
Você já ouviu falar em artrite reumatoide (AR)? É uma doença inflamatória crônica, autoimune (o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis), e que afeta principalmente as pequenas articulações dos pés e das mãos (mas também pode afetar cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros e coluna cervical, além de órgãos internos, como coração, pulmões e rins).
Sem o tratamento adequado, o curso da doença é progressivo e pode deixar o paciente incapacitado para trabalhar e realizar as atividades simples do dia a dia. Se a inflamação crônica não for controlada, a artrite reumatoide pode levar a deformações e a degeneração dos ossos.
Causas
As causas são desconhecidas, mas é possível que infecções, mudanças hormonais e fatores ambientais estejam relacionados com a doença. Já se sabe que o cigarro é um fator ambiental comprovadamente ligado à doença.
A artrite reumatoide acomete mais mulheres do que homens, na faixa dos 30 a 50 anos, mas pode aparecer em qualquer idade, inclusive na infância, antes dos 16 anos.
Sintomas
Os principais sintomas da artrite reumatoide são:
– dores e inchaços nas juntas dos punhos, mãos, joelhos e pés;
– rigidez nas articulações pela manhã;
– nódulos visíveis na pele próximos às juntas;
– febre baixa;
– fadiga;
– dificuldade de movimentar os dedos ou outros membros;
– perda de peso;
– redução de apetite.
Diagnóstico
O diagnóstico da artrite reumatoide é feito quando encontramos::
:: Rigidez articular matinal durando pelo menos 1 hora;
:: Artrite em pelo menos três áreas articulares;
:: Artrite de articulações das mãos: punhos, articulação do meio dos dedos e entre os dedos e mão;
:: Artrite simétrica (por exemplo no punho esquerdo e no direito);
:: Presença de nódulos reumatoides;
:: Presença de Fator Reumatoide no sangue;
:: Alterações radiográficas: erosões articulares ou descalcificações localizadas em radiografias de mãos e punhos.
Prevenção
Segundo os médicos, ainda não ainda não é possível falar em prevenção primária da artrite reumatoide. No entanto, é possível prevenir complicações impostas pela doença com o diagnóstico e tratamento precoces.
Tratamento
Com o tratamento adequado para artrite reumatoide, é possível evitar o avanço da doença. Assim, após o diagnóstico, os médicos conseguem oferecer ao paciente uma qualidade de vida melhor e evitar a progressão das deformidades.
O tratamento medicamentoso pode incluir analgésicos, anti-inflamatórios, drogas imunossupressoras e biológicas, entre outros.
Qual médico especialista procurar?
O médico reumatologista é o profissional indicado para o diagnóstico da artrite reumatoide. Serão feitos exames físicos, avaliação do histórico do paciente e radiografias para conseguir prever o diagnóstico completo.
Consulte seu médico e não se automedique. Aqui no Sendor – Serviço Especializado em Neurocirurgia, Dor e Reumatologia – contamos com uma equipe médica especializada para atender pacientes com artrite reumatoide.
Agende sua consulta: (41) 3077-5060.
Informações: Sociedade Brasileira de Reumatologia