Reumatismo é doença de “velho”?

Quando ouvimos falar em reumatismo, já imaginamos um senhor idoso ou uma senhora e sua respectiva bengala na sala de espera de um consultório médico. Mas esse conceito deve ficar para trás. O reumatismo pode estar associado a qualquer dor nas articulações e pode atingir, inclusive, crianças. Nos pequenos, o ideal é prestar atenção se eles têm, por exemplo, artrite, dificuldade de movimentar algum membro do corpo ou lesões na pele.

:: Como identificar o AVC?
:: A doença de Lady Gaga: saiba mais sobre a fibromialgia
:: Saiba quais os alimentos vilões para a enxaqueca
:: Já ouvir falar em gota?

Para desvendar alguns mitos sobre essa especialidade médica, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) listou algumas das principais dúvidas:

Mito: “Reumatismo é doença de velho”.
Fato: O termo “reumatismo” pode ser usado para se referir a alguma das muitas doenças que podem ter manifestações no sistema músculo esquelético. Além disso, estas doenças podem ocorrer em qualquer faixa etária, inclusive em crianças.

Mito: “Dor nas articulações significa reumatismo”.
dor-articulaçao-reumatismo
Fato: Não necessariamente. A dor articular é uma manifestação clínica como outra qualquer. Pode estar presente em diversas patologias sem qualquer relação com “reumatismo”.

Mito: “Reumatismo ataca no frio”.
Fato: Quando o ambiente ou o clima está mais frio, há uma sensibilidade maior e a percepção de dor maior, o que leva o paciente a achar que a doença “piorou” ou “atacou” por causa do frio.

Mito: “Exames para reumatismo”.
Fato: O termo “reumatismo” é amplo e é usado para designar cerca de 120 doenças que acometem músculos, ossos e articulações. Quando o médico solicita alguns exames, são levados em conta as queixas e o exame físico do paciente. Por isso, cada resultado de exame deve ser analisado com cuidado.

Mito: “Alimentos ácidos aumentam o ácido úrico”.
Fato: O ácido úrico é uma das substâncias produzidas naturalmente pelo organismo e é produto do metabolismo de uma variedade de proteínas chamada purinas. Já os encontrados em frutas e alimentos são o ácido cítrico, o ácido ascórbico e o ácido acético. Tem em comum apenas o fato de serem ácidos.

Informações: Sociedade Brasileira de Reumatologia