7 dúvidas sobre o lúpus

1 – O que é lúpus?
O lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune, ou seja, doença em que o sistema imunológico do corpo ataca as células saudáveis. Os sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta (em meses) ou mais rapidamente (em semanas). Há dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele), e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são afetados.

:: A doença de Lady Gaga: saiba mais sobre a fibromialgia
:: Saiba quais os alimentos vilões para a enxaqueca
:: Já ouvir falar em gota?

2 – O lúpus atinge homens e mulheres?
Sim, mas o sexo feminino é o mais atingido, em média, 90% dos casos. Mulheres entre idade de 15 e 45 anos são as mais suscetíveis, justamente porque neste período os hormônios são mais atuantes.

3 – Quais os principais sintomas da doença?
Perda de apetite, febre, emagrecimento, fraqueza e desânimo. Existem outros mais específicos como manchas na pele, dores no peito ou para respirar, dor e inchaço nas articulações, hipertensão e problema nos rins.

4 – Como é feito o diagnóstico?
Por meio de testes laboratoriais, em especial os exames de sangue, e também pela identificação de alguns dos sintomas citados anteriormente.

5 – O que causa o lúpus?
Há vários fatores, entre eles genéticos, hormonais e ambientais.

6 – Lúpus tem cura?
A doença não tem cura, mas é possível controlá-la com medicamentos, além de hábitos de vida saudáveis.

parar-de-fumar-cigarro-lupus7 – Quais os cuidados que a pessoa com lúpus deve ter?
– Ter uma alimentação balanceada, evitando alimentos gordurosos, o sal e o excesso de açúcar.

– Parar de fumar.

– Cuidar com a exposição ao sol em horários inadequados, pois o sol pode provocar lesões cutâneas e agravar a inflamação em órgãos internos como os rins. Usar filtro solar sempre.

– Fazer atividade física regularmente.

– Evitar situações de estresse.