Rua Carneiro Lobo, 468
12º andar
Edifício Champs Elysees
Batel | Curitiba – PR
Horário de atendimento:
De segunda a sexta
das 8h às 18h

 

Como identificar o AVC?

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) acontece quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, causando paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

Veja também:
:: Como identificar o AVC?
:: A doença de Lady Gaga: saiba mais sobre a fibromialgia
:: Quando consultar um neurologista?
:: Saiba quais os alimentos vilões para a enxaqueca

Os principais sintomas são: diminuição súbita da força no braço ou perna de um lado do corpo, ou até mesmo na face; alteração na fala, dor de cabeça intensa e vertigem súbita associada a náuseas.

Em muitos casos, o AVC pode deixar sequelas. Em situações mais graves, o paciente pode ficar completamente dependente de ajuda para caminhar e comer, por exemplo, ou até mesmo ir a óbito.

Urgência no atendimento
Caso o paciente apresente alguns dos sintomas, o ideal é levá-lo com urgência a um hospital. O tempo de atendimento pode ser determinante para o risco de sequelas.

Há como prevenir?
obesidade-AVC-derrame
Vários fatores de risco podem contribuir para o aparecimento do AVC, entre eles a hipertensão, a diabetes, doenças cardíacas, a ingestão de bebidas alcoólicas, o sedentarismo e a obesidade. Porém, quando diagnosticados e tratados, é possível que o paciente leve uma vida normal e fique longe dos riscos de derrame.